Por João Espinho ligado terça-feira, 13 maio 2025
Categoria: Super Desportivos

Lamborghini Muciélago

O Murciélago é o modelo de carro desportivo que foi apresentado pela Lamborghini em 2001 como linha 2002 em substituição do famoso Lamborghini Diablo. Foram lançadas posteriormente as versões Roadster e LP640.

Foi a 1° Lamborghini a ser construída quase que completamente por fibra de carbono, com objetivo de reduzir seu peso. Possui rodas de 18 polegadas com pneus de perfil baixíssimo (245/35 nas dianteiras e 335/30 nas traseiras).

Cada cavalo do motor carrega apenas 2,6 kg – pouco mais do que a recém-apresentada Ferrari 458 Italia, que tem 2,42 kg/cv. Italia e Murciélago aceleram de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, conforme dados das respectivas fabricantes.A versão SV corre a 345 km/h (20 km/h a mais que o modelo da Ferrari)

 

R-GT

O Lamborghini Murciélago R-GT é uma versão de corrida do Murciélago, desenvolvido em conjunto com a Reiter Engineering e a Audi Sport, e revelado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2003. Diferentemente do carro padrão, o R-GT tem tração traseira apenas e, para cumprir com as regras da FIA, ACO e JAF, o carro mantém o motor V12 padrão, mas restritores de ar são usados ​​​​para gerir a potência. A aceleração e o desempenho da velocidade máxima dependem da relação de velocidades, uma vez que são utilizadas diferentes relações para diferentes pistas. A maioria das fontes refere que foram vendidos cerca de 7 R-GT originais. Este número não inclui derivados posteriores, como o RG-1 ou o R-SV.

Em março de 2007, o All-Inkl.com Racing Murciélago venceu as 2 Horas de Zhuhai. Um Murciélago R-GT foi inscrito nas 24 Horas de Le Mans de 2008, mas não foi classificado. Entretanto, um Murciélago R-GT inscrito em conjunto pela IPB Spartak Racing e pela Reiter Engineering terminou em 8º lugar na geral e 5º na classe GT1 nas 24 Horas de Spa de 2008.Em abril de 2009, superando um Corvette C6.R e um Saleen S7R, um Murciélago R-GT da equipa russa IPB Spartak Racing Team venceu a classe GT1 nos 1000 km da Catalunha, uma corrida LMS. Os pilotos do carro IPB Spartak Racing eram o russo Roman Rusinov e o holandês Peter Kox. A Lamborghini fez a pole position, mas foi movida para o final da grelha devido a algumas irregularidades técnicas. Terminaram 2 voltas à frente do Corvette líder e conquistaram a segunda vitória internacional para um carro Lamborghini GT.

 

 

RG-1

Lamborghini Murciélago RG-1 foi construído para o Japan Lamborghini Owners Club (JLOC) para competir na série japonesa Super GT em 2004. Em março de 2006, o RG-1 registou uma vitória na classe GT300 na corrida Super GT Suzuka 500 km.RG-1LMO Lamborghini Murciélago RG-1LM (também conhecido por RGT-LM) é uma versão de resistência do Murciélago RG-1 especialmente desenvolvido para o JLOC pela Reiter Engineering e utilizado nas 24 Horas de Le Mans em 2006. 

 

 

LP 670 R-SV

Münnich Motorsport, no RAC Tourist Trophy 2010O Lamborghini Murciélago LP 670 R-SV é uma evolução do R-GT desenvolvido pela Reiter Engineering para cumprir as regras da FIA para o novo Campeonato do Mundo FIA GT1. Foi revelado no fim de semana das 24 Horas de Spa de 2010. Na temporada 2010 do Campeonato Mundial FIA GT1, Reiter correu com dois carros e os outros dois foram geridos pela All-Inkl.com Münnich Motorsport. Reiter obteve algum sucesso ao vencer duas corridas do campeonato, terminando em terceiro lugar no campeonato de equipas. A equipa All-Inkl não teve tanto sucesso, terminando em nono lugar no campeonato. Na temporada de 2011, a Swiss Racing Team correu com os ex-Reiter R-SV, após uma temporada mal sucedida em 2010 com os Nissan GT-R teve uma temporada de sucesso até agora, liderando o campeonato de equipas na sétima ronda. A Swiss Racing Team conseguiu alguns pontos, mas após uma colisão entre os dois carros na etapa de Sachsenring, ficaram sem peças de substituição e não competiram nos três eventos seguintes. A DKR Engineering anunciou que iria utilizar os Murciélago R-SV nas últimas 2 etapas da temporada, em vez do Chevrolet Corvette C6.R que estavam a utilizar nas primeiras 8 etapas.

 

 

Desenvolvimento relacionado Lamborghini Miura ConceptArtigo principal: Lamborghini Miura Concept O concept Miura de 2006 foi baseado num chassis Murciélago.Em janeiro de 2006, um concept car Lamborghini Miura de estilo retro, construído sobre um chassis Murciélago, foi anunciado no Museu de Televisão e Rádio e promovido no Salão Automóvel de Los Angeles, embora o próprio automóvel não estivesse presente no evento. Posteriormente, o concept Miura foi oficialmente lançado no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte apenas duas semanas depois. Foi o primeiro design escrito pelo então chefe de design da Lamborghini, Walter de'Silva, e celebrou o 40º aniversário da introdução do Miura original em 1966, em Genebra.O presidente e CEO da Lamborghini, Stefan Winkelmann, rejeitou qualquer possibilidade de o concept marcar o regresso do Miura à produção, afirmando: “O Miura foi uma celebração da nossa história, mas a Lamborghini está virada para o futuro. O design retro não é o que procuramos aqui. Por isso, não faremos o Miura.Lamborghini Reventón Artigo principal: Lamborghini ReventónLamborghini ReventónEstreou-se em 2007 no Salão Automóvel de Frankfurt, o Lamborghini Reventón é uma versão modificada do Murciélago. A mecânica e o motor do carro são idênticos aos do Murciélago LP 640. No entanto, a estética é única. O estilo interior e exterior foi inspirado no design dos caças furtivos, com referências a aeronaves como o F-22 Raptor. Foram construídas apenas 21 unidades, das quais uma foi retida pela fábrica para ser exposta no museu da Lamborghini. A Lamborghini também produziu 15 unidades de uma versão roadster.

 
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