O Nissan Silvia é um coupé esportivo criado pela Nissan. A primeira apresentação do Nissan Silvia ocorreu no Tokyo Motor Show, em setembro de 1964. O modelo apresentado, foi feito a mão, baseado no Fairlady. Esse modelo, o Nissan Silvia CSP311, foi produzido até 1968, com apenas 554 exemplares produzidos. Depois foi produzido o modelo S10, o primeiro Silvia, sobre a plataforma "S". Logo depois vieram os modelos S110 e S12.
Entre 1988 e 1989, foi criado o Silvia S13, que se tornou extremamente popular no Japão. Até 1990 era equipado com os motores CA18DE e CA18DET, do antigo S12. Com a adição de um intercooler no CA18DET, conseguiu-se um aumento de potência. Porém, somente o modelo de 1991 começou a vir equipado com os motores SR20DE e SR20DET, com isso se conseguiu um ganho de potência e torque/binário bem expressivo em relação aos antigos. O S13 foi produzido até 1993. Em 1998 ele reapareceu, como uma variante, que era uma mistura de 180SX com a frente de um Silvia S13, produzido pela Kid's Heart, e foi chamado pela Nissan de Sileighty. Esta mudança teve início entre os entusiastas japoneses que começaram a fazer essa modificação em seus 180SX.
História
Em 1999, o Japão viu uma nova versão do Silvia, o S15, a produzir agora 250 PS (247 bhp; 184 kW) a 6.400 rpm e 275 N⋅m; 203 lbf⋅ft (28 kg⋅m) de binário a 4.800 rpm do seu motor SR20DET de quatro cilindros em linha, graças a uma atualização do turbocompressor com rolamento de esferas, bem como a um sistema de gestão do motor melhorado. O SR20DE sem turbo produz 165 PS (163 bhp; 121 kW). Esta geração do Silvia só foi vendida nova no Japão, Austrália e Nova Zelândia, sendo que os dois últimos foram vendidos como Nissan 200SX, com várias diferenças entre os dois mercados.
O S15 Silvia incluía um estilo agressivo por dentro e por fora, atualizando o estilo anterior do Silvia em linha com as tendências modernas de design automóvel. As dimensões da carroçaria foram reduzidas em relação à geração anterior para se adequarem à classe compacta do governo japonês, o que teve efeito nas vendas do modelo anterior.
Espinho
Registo