O Nissan Silvia é um coupé esportivo criado pela Nissan. A primeira apresentação do Nissan Silvia ocorreu no Tokyo Motor Show, em setembro de 1964. O modelo apresentado, foi feito a mão, baseado no Fairlady. Esse modelo, o Nissan Silvia CSP311, foi produzido até 1968, com apenas 554 exemplares produzidos. Depois foi produzido o modelo S10, o primeiro Silvia, sobre a plataforma "S". Logo depois vieram os modelos S110 e S12.
Entre 1988 e 1989, foi criado o Silvia S13, que se tornou extremamente popular no Japão. Até 1990 era equipado com os motores CA18DE e CA18DET, do antigo S12. Com a adição de um intercooler no CA18DET, conseguiu-se um aumento de potência. Porém, somente o modelo de 1991 começou a vir equipado com os motores SR20DE e SR20DET, com isso se conseguiu um ganho de potência e torque/binário bem expressivo em relação aos antigos. O S13 foi produzido até 1993. Em 1998 ele reapareceu, como uma variante, que era uma mistura de 180SX com a frente de um Silvia S13, produzido pela Kid's Heart, e foi chamado pela Nissan de Sileighty. Esta mudança teve início entre os entusiastas japoneses que começaram a fazer essa modificação em seus 180SX.
Em 1999, o Japão viu uma nova versão do Silvia, o S15, a produzir agora 250 PS (247 bhp; 184 kW) a 6.400 rpm e 275 N⋅m; 203 lbf⋅ft (28 kg⋅m) de binário a 4.800 rpm do seu motor SR20DET de quatro cilindros em linha, graças a uma atualização do turbocompressor com rolamento de esferas, bem como a um sistema de gestão do motor melhorado. O SR20DE sem turbo produz 165 PS (163 bhp; 121 kW). Esta geração do Silvia só foi vendida nova no Japão, Austrália e Nova Zelândia, sendo que os dois últimos foram vendidos como Nissan 200SX, com várias diferenças entre os dois mercados.
O S15 Silvia incluía um estilo agressivo por dentro e por fora, atualizando o estilo anterior do Silvia em linha com as tendências modernas de design automóvel. As dimensões da carroçaria foram reduzidas em relação à geração anterior para se adequarem à classe compacta do governo japonês, o que teve efeito nas vendas do modelo anterior.
A linha de modelos S15 Silvia foi inicialmente simplificada para apenas Spec-S e Spec-R, com ambos os modelos a oferecerem uma variante "Aero" com uma grande asa traseira, saias laterais, saias laterais e pára-choques dianteiro. A linha S15 foi posteriormente expandida para incluir vários pacotes de luxo e opções de atualização para o Spec-S e o Spec-R.
A Autech, uma empresa de desenvolvimento especializado de automóveis, também ofereceu diversas versões ajustadas do S15; um com carroçaria e acabamento interior modelados a partir do Ferrari 456, denominado estilo A, disponível em acabamentos baseados em Spec-S e Spec-R; e uma segunda versão ajustada foi baseada no nível de acabamento Spec-S com a potência do motor aumentada para 200 cv (149 kW) através da utilização de maior compressão, árvores de cames mais agressivas e condutas de admissão e escape de respiração livre, juntamente com o ajuste da ECU e atualizações no chassis e na suspensão. Esta versão incluía também a transmissão de 6 velocidades e outras atualizações normalmente encontradas apenas no Spec-R.
A produção do Silvia terminou no meio dos esforços da Nissan para reduzir a sua infinidade de plataformas. A Nissan deixou de produzir a plataforma S em agosto de 2002, sendo a série S15 Nissan Silvia a variante final. O S15 Silvia foi, portanto, o último automóvel a utilizar o nome Silvia, além de ter sido o último desportivo desenvolvido pela Nissan a utilizar um verdadeiro layout FR. A atual plataforma mundial de automóveis desportivos da Nissan é a plataforma FM central dianteira, que suporta o desportivo Z33/34 Fairlady Z (o 350/370Z fora do Japão) e o sedan desportivo de luxo e coupé V35/37 Nissan Skyline (o Infiniti G35/37 na América do Norte).
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