Nissan GTR

O Nissan GT-R é um modelo de automóvel superesportivo produzido pela Nissan, foi anunciado em 2001 com o objectivo de dar sequencia a marca GT-R (que surgiu na década de 1960 que fez sucesso com o Skyline), em 6 de Dezembro de 2007 foi oficialmente lançado no Japão, em 2008 chegou aos Estados Unidos, Canadá e Portugal, no resto do mundo apenas em 2009. O modelo 2007 possui um motor 3.8 V6 Biturbo com potência de 480Cv (362 kW) e 59.95Kgfm (588,0N.m.) de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de 6 marchas com dupla embreagem e sistema de tração AWD, esse conjunto fornece desempenho capaz de levar os 1740Kg de 0–100 km/h em 2.7s e tem velocidade máxima de 385 à 395 km/h.

 

O projeto do Nissan GT-R foi coordenado pelo engenheiro japonês Kazutoshi Mizuno, que no início do projeto já contava com mais de 40 anos de experiencia, foi engenheiro focado em corridas, diretor de equipe e designer de carros. Kazutoshi juntamente com toda a equipe queria revolucionar o mercado de supercarros com algo que suprisse as necessidades dos clientes, para isso o carro precisava passar a marca de 300km/h e não deveria custar mais de 100 mil dólares. Para que isso fosse possível a Nissan optou por produzir o supercarro em massa na maior e mais tecnológica fabrica da Nissan, que fica situada em Tochigi no Japão, a técnica de montagem exige muito mais precisão por se tratar de um carro incomum, os únicos componentes montados á mão são o motor e o câmbio que são produzidos em lugares diferentes e posteriormente montados no GT-R em Tochigi.

O GT-R carrega a cultura japonesa desde seu projeto inicial, seu design foi inspirado nos robôs Gundam, o carro é oposto aos concorrentes europeus e americanos, o GT-R tem linhas fortes e robustas sugerindo baixa eficiência aerodinâmica, mas oque acontece é justamente o contrario, com um coeficiente aerodinâmico de 0,26 o design GT-R é pensado e produzido para reduzir arrastos e vórtices ao máximo, além de empurrar o carro para baixo aumentando a aderência e segurança em altas velocidades.

 

 

 

História

Entre 1969 e 1973, e novamente entre 1989 e 2002, a Nissan produziu uma versão de alto desempenho do seu cupê Nissan Skyline, o Skyline GT-R. Este carro provou ser um ícone para a Nissan, alcançando muita fama e sucesso nas ruas e no automobilismo.O GT-R é um modelo totalmente novo, diferente de seu antecessor, o Skyline GT-R, que era uma versão mais rápida de um sedã comum. Embora compartilhem algumas características, como as quatro lanternas traseiras redondas, o sistema de tração integral ATTESA E-TS Pro e um motor biturbo de 6 cilindros, o GT-R diverge significativamente. Notavelmente, o GT-R omite o sistema de direção nas quatro rodas HICAS, com os engenheiros reconhecendo sua incompatibilidade com a configuração avançada de tração integral, o que comprometeria o desempenho do carro. O motor RB26DETT de seis cilindros em linha anterior foi sucedido pelo motor VR38DETT. Outra continuidade de seu antecessor é o código do chassi; a versão totalmente nova é identificada como CBA-R35 inicialmente e, posteriormente, como DBA-R35 e 4BA-R35 para os anos-modelo subsequentes, ou simplesmente R35 para abreviar (onde CBA, DBA e 4BA denotam o prefixo do padrão de emissões). O carro também preserva o apelido de seu antecessor, Godzilla, um apelido originalmente dado pela publicação automotiva australiana Wheels em 1989 para seu modelo da geração R32. 

×
Mantenha-se informado

Quando se inscrever no blogue, enviar-lhe-emos um e-mail quando houver novas atualizações no site para que não as perca.

Porsche 911 Carrera RS
 

Comentários

Ainda não foram feitos comentários. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já registado? Inicie sessão aqui
sexta-feira, 06 junho 2025

Imagem Captcha

Ao aceitar, estará a aceder a um serviço fornecido por um terceiro externo a https://carmeeting.pt/

LoginRegisto